- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es

BLOG EVOINC

Confira as
nossas notícias

A importância do planejamento sucessório em processos de venda de empresas familiares

Compartilhar

CONTEÚDOS RELACIONADOS

planejamento sucessório

No Brasil, boa parte dos negócios são gerenciados por famílias. Apesar disso, muitas das empresas familiares não sobrevivem à primeira sucessão. Isso normalmente acontece porque não se elabora um planejamento sucessório eficaz, fazendo com que a companhia não esteja preparada em momentos de incerteza. 

No artigo de hoje, você vai entender tudo sobre o assunto e por que um plano de sucessão é tão importante em processos de venda de organizações familiares. Confira!

O que é planejamento sucessório?

Pode-se defini-lo como um plano de medidas que um empresário realiza para organizar os aspectos relacionados ao seu patrimônio. O intuito é reduzir custos associados à herança, como tributos ou gastos com o inventário. 

Além disso, tem como objetivo evitar desavenças que podem surgir por disputas de bens. Há ainda outros tópicos presentes no planejamento sucessório, como aqueles que dizem respeito à gestão da companhia, definindo quem assumirá o negócio.

Como fazer o planejamento sucessório?

Primeiramente, deve-se avaliar quais são os efeitos que as decisões propostas vão impactar na vida da pessoa e de seus dependentes. É importante ressaltar que diferentes áreas são envolvidas nesse processo. 

Por exemplo, se a família optar pela doação em vida, os beneficiários não precisam se preocupar com inventário. No entanto, ainda assim, há incidência do imposto ICTDM – Imposto de transmissão causa mortis e doação – o qual pode ser isentado dependendo da situação.

Outra alternativa é fazer o holding familiar, ou seja, se cria uma empresa e coloca os herdeiros como sócios. Com isso, os bens são distribuídos e não há a necessidade de pagar o imposto estadual.

O ideal é contar com um suporte especializado, para escolher a forma mais adequada de fazer esse planejamento de acordo com os desejos da família e as necessidades da empresa. Isso garante menos riscos e evita impactos negativos no futuro do negócio.

Como o planejamento sucessório influencia nos processos de venda de empresas familiares?

Um plano de sucessão bem definido garante uma transição suave e tranquila de propriedade e gestão da empresa de uma geração para a próxima. A seguir, confira alguns dos papéis que o planejamento sucessório desempenha nesse contexto:

– Continuidade do negócio: é possível fazer com que a companhia continue a operar de forma eficaz e rentável após a venda, evitando interrupções significativas. Isso é crucial para manter a confiança dos clientes, fornecedores e colaboradores.

– Preservação do legado: muitos negócios familiares têm uma história e cultura únicas. O planejamento sucessório ajuda a preservar esse legado, garantindo que os valores sejam transmitidos à próxima geração ou ao novo proprietário.

– Minimização de conflitos: a venda de uma organização familiar pode ser um processo emocional e complicado. Ao fazer um plano de sucessão, é possível minimizar conflitos entre membros da família, estabelecendo regras e decisões assertivas.

– Estrutura tributária eficiente: o planejamento sucessório possibilita otimizar a estrutura tributária da venda, minimizando passivos fiscais desnecessários. Isso pode envolver estratégias como a transferência de ativos por meio de doações, entre outras.

Preparação da próxima geração: ao se planejar a sucessão, não apenas se transfere a propriedade, mas também prepara a próxima geração para assumir a gestão da empresa, caso essa seja a intenção. Isso envolve treinamento, desenvolvimento de habilidades e experiência prática.

– Avaliação adequada: o planejamento ajuda a determinar o valor real da empresa e a garantir que a venda seja realizada a um preço justo e competitivo de mercado.

– Definição do melhor comprador: com um bom plano em mãos, é mais fácil identificar compradores potenciais que estejam alinhados com a visão e os valores da empresa familiar, o que é fundamental para a continuidade bem-sucedida do negócio.

Conte com os serviços de Family Office da evoinc.

Com o Family Office, vamos muito além de aumentar a performance das empresas familiares. Juntos, podemos levar às gerações futuras o seu jeito de fazer negócios. 

Além disso, auxiliamos você em todos os processos que envolvem a venda da sua companhia, respeitando os seus desejos e buscando soluções que melhor atendam aos seus objetivos. Converse com a nossa equipe e saiba mais.

Conheça a nova obrigação acessória da Receita Federal, a DIRBI, suas regras, prazos e penalidades. Saiba quais empresas devem apresentar.
Entenda a importância do due diligence em processos de M&A e como ele identifica riscos e oportunidades, garantindo o sucesso de fusões e aquisições.
Neste artigo, exploramos a importância de ensinar conceitos financeiros aos herdeiros, desde fundamentos básicos até planejamento sucessório. Descubra como consultoria especializada pode ajudar na formação de gestores financeiros capacitados, garantindo um futuro próspero e

ASSINE NOSSA

Newsletter