- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es

BLOG EVOINC

Confira as
nossas notícias

Finanças sustentáveis: o que são e quais os objetivos?

Compartilhar

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Você já ouviu falar em finanças sustentáveis? Cada vez mais importantes na área econômica e financeira, elas já se tornaram um critério de investimento para muitas negociações. 

Mas, desde quando o universo financeiro passou a prestar atenção no meio ambiente? Há algum tempo… 

Atualmente, as questões sociais e ambientais são associadas a qualquer setor e essa relação tem uma explicação. É o que você vai ver a seguir. Boa leitura!

O que são finanças sustentáveis?

Como o próprio nome indica, finanças sustentáveis referem-se a investimentos em atividades econômicas que respeitam o meio ambiente e as pessoas, considerando aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). É uma tendência que irá receber cada vez mais adesão por parte de todas as empresas.

A razão para essa visão é simples: o mercado financeiro sempre tenta estar um passo à frente do que vem por aí. Afinal de contas, todo mundo investe visando os resultados. Dessa forma, não há como não pensar em fazer investimentos voltados a um desenvolvimento equilibrado e à preservação do planeta.

Qual é o objetivo das finanças sustentáveis?

O intuito é contribuir para uma mudança na economia. A ideia é que ela passe a ser consciente e não comprometa os recursos naturais. 

Você deve estar pensando que isso talvez seja puro marketing. Apesar de elas influenciarem sim na credibilidade de uma organização, essa transição é uma necessidade.

Isso porque, o mercado financeiro é capaz de focar os seus recursos em ações associadas à saúde e ao meio ambiente. Portanto, cabe também a esse setor contribuir para o equilíbrio do planeta.

Por que as finanças sustentáveis estão em alta?

Além da necessidade, como falamos anteriormente, as finanças sustentáveis vêm ganhando espaço por uma questão de oportunidade.

Se a sua empresa investe em modelos de negócio relacionados à energia limpa, produtos orgânicos e outros aspectos sustentáveis, terá chances de excelentes resultados a longo prazo. Isso porque, cada vez mais, esses temas serão uma realidade.

Como adotar as finanças sustentáveis?

Para investidores, pode-se buscar por empresas que estejam seguindo os requisitos ESG. No caso de empresários, é necessário entender que esse tipo de finança irá fazer o negócio crescer, a depender das ações da organização. Veja um exemplo na prática!

Um empreendedor descobre um nicho de mercado que será lucrativo e de impacto social. Por ser uma iniciativa que irá contribuir de forma positiva com a sociedade e com o meio ambiente, pode chamar a atenção de agentes do mercado, como bancos de fomento e fundos de investimento. Portanto, estará utilizando as finanças sustentáveis como uma oportunidade de crescimento e lucro.

Em resumo…

  • As finanças sustentáveis dizem respeito a investir em atividades em prol do meio ambiente;
  • Esse conceito será cada vez mais valorizado tanto por clientes quanto por parceiros e investidores, já que a sustentabilidade é o futuro;
  • Investidores devem estar atentos a empresas que seguem os requisitos do ESG;
  • Empresários precisam investir em iniciativas sustentáveis se desejam resultados positivos a longo prazo.
Conheça nossa expertise no setor de bioenergia e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio!

ASSINE NOSSA

Newsletter