Você já ouviu falar em finanças sustentáveis? Cada vez mais importantes na área econômica e financeira, elas já se tornaram um critério de investimento para muitas negociações.
Mas, desde quando o universo financeiro passou a prestar atenção no meio ambiente? Há algum tempo…
Atualmente, as questões sociais e ambientais são associadas a qualquer setor e essa relação tem uma explicação. É o que você vai ver a seguir. Boa leitura!
O que são finanças sustentáveis?
Como o próprio nome indica, finanças sustentáveis referem-se a investimentos em atividades econômicas que respeitam o meio ambiente e as pessoas, considerando aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). É uma tendência que irá receber cada vez mais adesão por parte de todas as empresas.
A razão para essa visão é simples: o mercado financeiro sempre tenta estar um passo à frente do que vem por aí. Afinal de contas, todo mundo investe visando os resultados. Dessa forma, não há como não pensar em fazer investimentos voltados a um desenvolvimento equilibrado e à preservação do planeta.
Qual é o objetivo das finanças sustentáveis?
O intuito é contribuir para uma mudança na economia. A ideia é que ela passe a ser consciente e não comprometa os recursos naturais.
Você deve estar pensando que isso talvez seja puro marketing. Apesar de elas influenciarem sim na credibilidade de uma organização, essa transição é uma necessidade.
Isso porque, o mercado financeiro é capaz de focar os seus recursos em ações associadas à saúde e ao meio ambiente. Portanto, cabe também a esse setor contribuir para o equilíbrio do planeta.
Por que as finanças sustentáveis estão em alta?
Além da necessidade, como falamos anteriormente, as finanças sustentáveis vêm ganhando espaço por uma questão de oportunidade.
Se a sua empresa investe em modelos de negócio relacionados à energia limpa, produtos orgânicos e outros aspectos sustentáveis, terá chances de excelentes resultados a longo prazo. Isso porque, cada vez mais, esses temas serão uma realidade.
Como adotar as finanças sustentáveis?
Para investidores, pode-se buscar por empresas que estejam seguindo os requisitos ESG. No caso de empresários, é necessário entender que esse tipo de finança irá fazer o negócio crescer, a depender das ações da organização. Veja um exemplo na prática!
Um empreendedor descobre um nicho de mercado que será lucrativo e de impacto social. Por ser uma iniciativa que irá contribuir de forma positiva com a sociedade e com o meio ambiente, pode chamar a atenção de agentes do mercado, como bancos de fomento e fundos de investimento. Portanto, estará utilizando as finanças sustentáveis como uma oportunidade de crescimento e lucro.
Em resumo…
- As finanças sustentáveis dizem respeito a investir em atividades em prol do meio ambiente;
- Esse conceito será cada vez mais valorizado tanto por clientes quanto por parceiros e investidores, já que a sustentabilidade é o futuro;
- Investidores devem estar atentos a empresas que seguem os requisitos do ESG;
- Empresários precisam investir em iniciativas sustentáveis se desejam resultados positivos a longo prazo.