- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es

BLOG EVOINC

Confira as
nossas notícias

Como realizar a proteção patrimonial da melhor maneira?

Compartilhar

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Quem possui uma empresa está sujeito a diferentes riscos, como ações trabalhistas, rompimentos societários, decisões erradas, entre outras questões que podem trazer prejuízos à companhia. 

Nesse cenário, muitas organizações buscam pela proteção patrimonial, uma solução para reduzir e evitar perdas, garantindo a segurança do negócio.

Esse é o seu caso? Então, continue por aqui e saiba tudo sobre esse tema que pode ser uma estratégia crucial para proteger o futuro da instituição.

O que é proteção patrimonial?

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar que os bens de alguém foram bloqueados pela justiça devido a algum divórcio problemático ou situação conflituosa entre sócios. A boa notícia é que há como se prevenir dessas situações: a partir da proteção patrimonial.

A técnica utiliza uma série de estratégias jurídicas e administrativas para garantir que o patrimônio familiar e empresarial permaneça em segurança. E não é só isso! Ela ainda tem outros objetivos:

  • Reduzir e minimizar riscos do negócio, fornecendo maior tranquilidade ao empresário;
  • Oferecer segurança a longo prazo;
  • Assegurar a sustentabilidade da empresa;
  • Evitar custos desnecessários com impostos.

Proteção é o mesmo que blindagem patrimonial?

A blindagem é uma ação tomada quando ocorre algum problema. Nessa situação, o empresário tenta blindar os seus bens, buscando formas de a Justiça não alcançá-los. No entanto, a atitude pode ser desfeita ou anulada pelo Poder Judiciário e, em muitos casos, é vista como antiética.

Já a proteção patrimonial consiste em estratégias para prevenir falhas e garantir a segurança do negócio, o que não tem nada de ilegal.

E se eu não possuir a proteção patrimonial?

Nesse caso, a sua empresa poderá sofrer com diversos prejuízos, já que estará sujeita a diferentes empecilhos, entre eles:

  • Riscos societários: nem sempre uma sociedade dá certo. Mesmo que ela inicie bem, visões diferentes podem fazer com que os sócios fiquem em pé de guerra, comprometendo o futuro da empresa.
  • Riscos familiares: divórcios em casamentos com regime de comunhão de bens e inventários também impactam o patrimônio.
  • Riscos trabalhistas: por mais que a sua empresa realize todos os processos de contratação da forma correta, sempre pode haver ações vindas da Justiça do Trabalho, por parte de alegações relacionadas a erros na concessão de benefícios, desvios de função, entre outras situações.
  • Riscos fiscais e tributários: o Brasil apresenta uma legislação supercomplexa. Portanto, é comum que as empresas sejam multadas por falhas nessa área e acabem recebendo multas.
  • Riscos ambientais: descumprir as leis ambientais traz penas pesadas à sua organização, incluindo a suspensão das atividades.

Como fazer uma proteção patrimonial?

Para proteger o seu patrimônio, você deve aplicar diferentes estratégias na sua empresa, como:

  • Fazer auditorias periodicamente

As auditorias são mais do que necessárias para organizações que desejam crescer sem ter problemas com o Fisco. Isso porque, por meio delas, é possível identificar formas mais eficientes de realizar as atividades da empresa, aprimorando processos e solucionando falhas. Portanto, auditar é prevenir problemas e garantir a proteção do seu patrimônio.

  • Fazer um planejamento sucessório

A partir dessa estratégia, o titular passa, ainda em vida, os seus bens aos herdeiros, prevenindo problemas futuros e preservando o negócio e suprindo as necessidades dos familiares.

  • Contar com a evoinc.

Aqui, na evoinc., possuímos um serviço denominado Family Office, uma área especializada para aumentar a performance dos negócios familiares e ir além… Juntos, levamos às gerações futuras o seu jeito de fazer negócios.

Com uma equipe multidisciplinar, analisamos todos os diferentes aspectos da sua empresa, como tipos de ativos, patrimônio imobiliário, quotas sociais, governança corporativa, governança familiar, formação de sucessores e gestão de alta performance. Além disso, temos o planejamento como ponto de partida, compreendendo o legado familiar, os valores e princípios que nortearam a família até o momento, passando por tópicos financeiro, patrimonial, sucessório, tributário e de governança.

Também realizamos o afunilamento do fluxo de gestão, permitindo uma profissionalização do gerenciamento dos negócios e proteção da família frente ao mercado, aos parceiros, aos colaboradores e à opinião pública.

Até o momento, já garantimos a proteção de R$ 7 bilhões de patrimônios. Esse número é possível graças à forma como trabalhamos e enxergamos o seu negócio.

Saiba mais sobre o Family Office

Agora que você já sabe o que é proteção patrimonial, entenda mais sobre o nosso serviço e, em caso de dúvidas, entre em contato.

Com um montante recorde de R$ 400,59 bilhões, o programa visa fomentar a produção agropecuária, promover a sustentabilidade e incentivar a inovação tecnológica no campo.
Entenda os impactos da reforma do código civil no planejamento sucessório, incluindo mudanças em herança, direitos dos cônjuges e proteção patrimonial.
Conheça a nova obrigação acessória da Receita Federal, a DIRBI, suas regras, prazos e penalidades. Saiba quais empresas devem apresentar.

ASSINE NOSSA

Newsletter