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Perspectiva de M&A: Quais as tendências para 2023?

O objetivo das organizações com fins lucrativos sempre é manterem-se consistentes no mercado de diversas formas. Estão sempre a procura das últimas tendências para tentar aplicá-las em seus planejamentos e estratégias de negócio.

No mundo corporativo atual, isso vem acontecendo de forma mais frequente, tendo em vista que, com a competitividade mais acentuada, se faz necessário se manter atualizado para se manter competitivo.

Uma das possíveis estratégias para atingir o objetivo citado é o modelo de fusões e aquisições, também conhecido como M&A. De modo geral, essas operações são realizadas com a finalidade de impulsionar o crescimento, reposicionar o negócio e/ou diversificar os campos de atuação.

Percebendo isso, com a crise gerada pela Pandemia de Covid-19, algumas empresas sentiram a necessidade de se reinventar, e um dos principais meios utilizados para isso foram as fusões e aquisições. Prova disso foi o volume recorde de transações ocorridos em 2021, com o total de 65 mil negócios em nível global.

Embora o volume geral de transações de 2022 tenha ficado abaixo do ano anterior, ele ainda apresentou volumes 9% superiores dos níveis pré-pandemia.

Dentre os principais obstáculos encontrados ano passado, estão os conflitos internacionais, a alta global de inflações e, consequentemente, o aumento das taxas de juros. E na América Latina, o cenário ainda foi agravado pela instabilidade política e baixo crescimento das economias.

E para 2023, como anda a expectativa para o mercado de fusões e aquisições?

O mercado de M&A teve um início de ano inferior ao ano anterior. Segundo dados da ‘American economia’, nos dois primeiros meses do ano o mercado Latam apresentou um total de 321 deals, somando valor agregado de US$3,005 bilhões, que representa uma retração de 48% do volume de transações e retração de 83% de capital levantado. Tal retração de mercado já era esperada para o início de ano, em razão dos elementos já citados acima. No entanto, a expectativa é que a partir do segundo e, principalmente, terceiro trimestre, o mercado acelere novamente.

Dentre as tendências para esse ano, podemos citar três principais que podem sinalizar oportunidades de negócio:

  1. Retorno do ‘efeito batom’

Identificado pela primeira vez durante a grande depressão de 1930, quando vendas de batons aumentaram, mesmo com a recessão econômica. É uma terminologia que descreve o fenômeno em que as vendas de produtos de beleza, como batons, tendem a aumentar durante períodos de crise na economia.

Essencialmente, significa que, durante tempos difíceis, devido ao fator psicológico, as pessoas ainda desejam se sentir bem consigo mesmas e tendem a recorrer a pequenos luxos, como um batom novo, para se sentirem melhores.

Dito isso, para 2023, os indícios são de concentração de compradores em negócios menores, em detrimento de grandes transações.

  1. Busca por tecnologia

Com a necessidade cada vez maior de transformações tecnológicas, a expectativa é que em 2023 as empresas continuem investindo em inteligência artificial e machine learning.

Nesse sentido, a velocidade exigida na transformação, faz com que companhias optem por adquirir outras empresas que já possuem essa expertise, em vez de desenvolvê-la internamente.

  1. Foco em ESG

Assunto muito atual, amplamente discutido nas organizações, os fatores ambientais, sociais e de governança (ESG, em inglês) deve continuar nos holofotes em 2023.

A expectativa é que a pressão pela transparência, somadao ao crescente escrutínio dos investidores, continue impulsionando negócios voltados para essa área.

Portanto, apesar das atuais dificuldades e alguns possíveis ambientes teoricamente desfavoráveis, em paradoxo, condições desafiadoras sempre geram boas oportunidades para compradores, pois tende a aparecer melhores oportunidades de negociações. As companhias que se mantiverem antenadas ao mercado e suas oportunidades, podem conquistar ótimos negócios.

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