- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es

BLOG EVOINC

Confira as
nossas notícias

Passivos tributários: saiba como evitá-los com a evoinc.

Compartilhar

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Sabe aquelas empresas que fecham de maneira inesperada? Muitas das quebras surpreendentes que vimos acontecer no mercado se dão por conta dos passivos tributários, existentes por práticas operacionais e comerciais realizadas sem a devida atenção ao nível do risco que podem ocasionar a longo prazo.

O conceito refere-se a um valor de dívidas tributárias de uma companhia para com o Estado. Isso costuma ocorrer por diversos fatores, como falta de dinheiro ou informação. Pode parecer raro, mas é exatamente o contrário, acontece muito! De acordo com a Serasa Experian, em junho de 2019, em torno de 6 milhões de organizações estavam inadimplentes.

Em muitos desses casos, após uma cobrança não paga, o Estado pode reaver o montante por meios judiciais, o que resulta em expropriação de bens para penhora. Diante desse cenário, é importante se manter bem informado e por dentro de tudo o que acontece nos bastidores do seu negócio. Por isso, hoje, vamos falar sobre passivos tributários! Acompanhe a leitura e descubra como evitá-los.

O que são passivos tributários?

Nada mais são do que obrigações tributárias não cumpridas de acordo com o que a lei prevê ou ainda segundo a interpretação do Fisco. A partir disso, um valor é cobrado do contribuinte. 

Devido a um sistema tributário extremamente complexo, é muito comum que empresários deixem de realizar todos os seus deveres ou ainda não executem de maneira correta. Essas desconformidades acabam gerando passivos tributários.

Como fazer o gerenciamento ideal dos passivos tributários?

Ao ter passivos tributários, é preciso contar com uma gestão cautelosa, pois as consequências podem ser negativas para a sua companhia. Quando identificados, a primeira orientação é tentar minimizá-los e dar fim à sua origem.

Buscar por especialistas na área é a decisão mais assertiva, a fim de criar estratégias e ações específicas para combater a situação e não gerar problemas ainda maiores com o Fisco.

Como evitar os passivos tributários?

Para preveni-los, é preciso ter uma gestão tributária eficiente, que mantenha o controle das obrigações fiscais e conhecimento sobre os riscos. Por ser praticamente impossível que a empresa consiga atender a todas as exigências legais, faz-se ainda mais necessário estar atento às consequências desses imprevistos e estar preparado para enfrentá-los.

Uma das alternativas e talvez a mais importante é contar com consultores especializados, que analisam todas as obrigações fiscais da sua companhia, confirmando se há algo de errado e criando estratégias de melhoria e soluções de combate aos passivos tributários.

Conte com a expertise da evoinc.

Aqui, na evoinc., contamos com a área de Tax, que possui um time multidisciplinar e especialista na área de obrigações tributárias.

Para cada negócio, desenvolvemos estratégias direcionadas e personalizadas. Por meio de sofisticadas e vanguardistas técnicas de gestão tributária preventiva, executamos a Tax Strategies Review, que adota como principal premissa a construção integral e analítica dos cálculos dos tributos suportados pelas empresas alvo.

Além disso, criamos um hub tributário, que compõe todos os riscos, as oportunidades e as falhas nos controles internos das empresas. Assim, garantimos um ambiente estratégico de execução dos trabalhos, promovendo multiplicação dos resultados e possibilitando visualizar o negócio como um todo.

Entre em contato conosco e entenda mais detalhes sobre o nosso trabalho e como podemos ajudá-lo a evitar passivos tributários.

Conheça nossa expertise no setor de bioenergia e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio!

ASSINE NOSSA

Newsletter