Quem tem uma empresa, eventualmente, irá pensar em uma sucessão familiar para dar continuidade ao negócio.
No entanto, nesse momento, é muito importante entender o que diferencia um herdeiro de um sucessor, a fim de garantir que essa decisão seja feita com tranquilidade e sem preocupações para o futuro da companhia.
Acompanhe o texto e entenda o perfil de cada um deles. Boa leitura!
Qual é a diferença entre herdeiro e sucessor?
O herdeiro é aquela pessoa que apresenta ligação sanguínea e recebe o patrimônio em decorrência de um direito legal. Já o sucessor é aquele escolhido para assumir a gestão dos negócios.
Em muitos negócios familiares, podemos observar que nem sempre quem irá comandar a empresa é um herdeiro. Apesar do desejo familiar, é importante entender que nem todo herdeiro tem vocação para ser um sucessor.
O problema é que, quando isso acontece, pode haver graves consequências ao futuro da organização, fazendo com que esse cargo se transforme em um fardo. A condição de um sucessor está relacionada a habilidades, competências e conquista pessoal, portanto, é preciso cautela para escolher quem irá ficar no comando da sua companhia.
O mais indicado é realizar um planejamento sucessório, que é o que vamos ver a seguir.
Por que o planejamento sucessório é importante?
Independentemente de quem for o sucessor, seja ele herdeiro ou não, é preciso haver um preparo para a pessoa assumir a empresa com eficiência e responsabilidade. Além disso, o planejamento sucessório também se faz necessário.
A partir dele, são definidas medidas para o empresário realizar e organizar os aspectos relacionados ao seu patrimônio. Assim, é possível evitar desavenças que podem surgir por disputas de bens e reduzir custos associados à herança, como tributos ou gastos com o inventário.
Conte com o serviço de Family Office da evoinc.
Com o nosso serviço de Family Office, vamos muito além de gerar economia e aumentar a performance dos negócios familiares. Juntos, levamos às gerações futuras o seu jeito de fazer negócios.
Como ponto de partida, criamos um planejamento, a partir da compreensão do legado familiar, na forma dos valores e princípios que nortearam a família até o momento, passando por tópicos financeiro, patrimonial, sucessório, tributário e de governança.
Além disso, oferecemos definição de estrutura jurídica, planejamento tributário e acompanhamento de mandato dos diferentes veículos de investimentos nas diversas instituições, profissionalizando a gestão de patrimônio e reorganizando os ativos, bem como educação financeira e formação de herdeiros.
Entre em contato com a nossa equipe e garanta o futuro da sua empresa.