- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es

BLOG EVOINC

Confira as
nossas notícias

Conheça o venture capital: uma modalidade de investimento para empresas

Compartilhar

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Você já ouviu falar em venture capital? Essa modalidade vem atraindo empresas brasileiras, tanto aquelas que buscam rentabilizar a sua carteira quanto organizações que procuram financiamento para seus projetos.

Isso porque a estratégia é usada para superar dificuldades financeiras ou fazer com que negócios iniciantes cresçam exponencialmente. Quer entender como tudo isso funciona? Continue por aqui e confira todas as informações sobre o venture capital.

O que é venture capital?

Também denominado como “capital de risco”, é um tipo de investimento utilizado por empresas – geralmente, de porte pequeno ou médio.

Essas empresas, normalmente, estão iniciando e por isso, precisam de recursos para realizar as suas atividades e poderem gerar faturamento. Exatamente por envolver um alto volume de capital, a modalidade é considerada um investimento de alto risco.

Para que serve o venture capital?

No caso das empresas que desejam crescer, é uma alternativa para se financiar. Já para os investidores, é uma maneira de valorizar os próprios recursos a longo prazo. 

Esse investimento tem como função ajudar as organizações a se desenvolverem, preparando-as inclusive para uma fusão ou venda, caso esse seja o desejo dos sócios.

Como o venture capital funciona?

O venture capital acontece de duas maneiras. Veja a seguir cada uma delas:

  • General Partner: também chamada de parceiro geral, essa alternativa ocorre quando todos os investidores apresentam a mesma autonomia para decidir a respeito das estratégias da empresa.
  • Limited Partner: também conhecido como parceiro limitado, é quando nem todos os membros da organização possuem a mesma participação na companhia. Nesses casos, alguns se responsabilizam pela gestão, enquanto outros entram com o dinheiro.

A partir disso, é possível estabelecer como o venture capital vai funcionar: se todos os acionistas vão colaborar ou não, qual será o nível de atuação de cada um deles e se a entrada do investidor será limitada apenas ao suporte financeiro. Caso a participação seja apenas a entrada do capital, ele pode resgatar os lucros quando as metas forem batidas e se retirar do negócio.

Outra definição importante é entender em que fase a organização se encontra para estabelecer de forma mais assertiva o venture capital. A etapa inicial, por exemplo, é quando há a necessidade de desenvolver o projeto do zero. Para cada um desses níveis, há uma classificação específica, tais como:

  • Incubadoras: servem para auxiliar as companhias nos primeiros passos, de acordo com o que foi definido. 
  • Aceleradoras: aqui, a empresa já possui uma linha de atuação, mas precisa de um impulso para alcançar novos e maiores objetivos.

Quais são as vantagens do venture capital?

Ao fazer uso do venture capital, uma empresa pode ter uma série de vantagens:

  • Aceleração do crescimento

Ao ter maiores recursos, a organização pode acelerar as suas atividades, evoluindo rapidamente. Com isso, há maiores chances de que o lucro também retorne de forma mais ágil.

  • Maior conhecimento

A experiência trazida pelo investidor também é um benefício. Os novos participantes podem ajudar na tomada de decisões, criando estratégias mais assertivas ao negócio.

  • Resultados positivos

Normalmente, em investimentos de venture capital, a empresa busca constantemente por ações eficientes, expandindo o negócio de maneira positiva.

  • Estrutura sólida

Com mais recursos em mãos, as companhias podem desenvolver uma estrutura sólida, criando mais oportunidades e chances de sucesso.

Conte com a evoinc. para acelerar o crescimento do seu negócio

Aqui, na evoinc., temos uma área específica de Venture – que acelera a sua empresa, não apenas por meio de investimentos, mas também aplicando conhecimento especializado em todos os campos do negócio. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudá-lo.

Conheça nossa expertise no setor de bioenergia e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio!

ASSINE NOSSA

Newsletter