- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es

BLOG EVOINC

Confira as
nossas notícias

Auditoria interna X auditoria externa: saiba quais são as diferenças e as vantagens

Compartilhar

CONTEÚDOS RELACIONADOS

A gestão de uma empresa envolve diferentes processos para que ela se mantenha dentro da lei e maximize os seus ganhos. 

É o caso da auditoria, que analisa a situação financeira da organização, identificando a eficiência dos dados contábeis e encontrando possíveis erros que possam prejudicar o negócio, a fim de solucioná-los.

Existem dois tipos de auditoria: a interna e a externa. Você sabe qual é a diferença entre elas? Se ainda não, acompanhe a leitura e entenda tudo sobre o assunto. Vamos lá?

O que é auditoria interna?

Ela serve para avaliar os controles internos de uma companhia, garantindo que as questões contábeis estejam funcionando corretamente. A partir dessa análise, é possível entender o que pode ser melhorado e o que pode ser aprendido com as situações que estão sendo ineficazes. 

Normalmente, a auditoria interna abrange assuntos jurídicos, conformidade, operações e relatórios financeiros. Além disso, ela também ajuda a colocar em prática processos que garantam o cumprimento das normas estabelecidas, analisando quais são as melhores estratégias para a organização.

O que é auditoria externa?

No caso da modalidade externa, funciona assim: um auditor independente realiza de forma detalhada as validades dos registros financeiros da companhia. Com isso, consegue identificar se há distorções nos processos contábeis, avaliando se foi erro, fraude ou apropriação indébita.

Quais são as diferenças entre elas?

A principal diferença entre elas é que, na interna, um profissional que já atua na empresa, analisa os processos contábeis da companhia. Para isso, é necessário que o colaborador saiba as normas específicas relacionadas à área, para realizar o trabalho da forma correta. Já na auditoria externa, uma pessoa independente examina as demonstrações e entrega um relatório à companhia, para que essa possa tomar as devidas providências ao que foi apresentado.

No entanto, ainda existem outras distinções a respeito da finalidade. A primeira é usada para que a gestão empresarial aprimore a tomada de decisões e está relacionada às necessidades da administração. A segunda é voltada ao mercado, ou seja, quando a empresa está buscando por investidores ou empréstimos e serve como uma garantia de que a instituição seja realmente confiável.

Outra característica que as difere está associada à obrigatoriedade. A auditoria interna é uma iniciativa da própria empresa que deseja melhorar os seus processos internos e o seu desempenho. A externa é exigida para organizações que apresentem grande porte e capital aberto.

Quais são os benefícios das auditorias interna e externa?

Ambas fornecem diversas vantagens às empresas. Confira por que você deve investir nas auditorias:

Interna

  • Oferece dados precisos sobre a situação atual do negócio;
  • Fiscaliza controles internos, verificando a eficácia de cada um deles;
  • Evita fraudes e pagamentos desnecessários;
  • Identifica falhas nos processos contábeis, podendo estabelecer soluções corretivas.

Externa

  • Promove a política da governança corporativa;
  • Melhora o nível de credibilidade da empresa perante o mercado;
  • Analisa a precisão dos registros contábeis;
  • Garante o cumprimento da lei.

Em resumo…

  • A auditoria serve para analisar os processos contábeis de uma empresa.
  • A auditoria interna é feita por um colaborador e tem como principal vantagem oferecer dados precisos sobre a situação da companhia, a fim de evitar fraudes e identificar falhas.
  • A auditoria externa é realizada por um auditor independente e tem como objetivo garantir que a empresa esteja de acordo com a lei, melhorando a sua credibilidade perante o mercado.

Saiba mais

Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais temas importantes relacionados ao mundo corporativo.

Conheça nossa expertise no setor de bioenergia e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio!

ASSINE NOSSA

Newsletter